quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Quem foi Marielcia Florêncio de Morais?

     Marielcia Florêncio de Morais nasceu em 12 de abril de 1957, na cidade de Caruaru, em Pernanbuco. Era filha de João Florêncio de Morais e de Marta Maria de Morais.
     Desde pequena demonstrava grande interesse pela natureza. Desejava estudar oziografia. Mas, foi no último ano do colégio, pela influência do professor Pedro Mello que lecionava na Escola Estadual Klabin Segal, localizada no bairro Parque Novo Mundo, que optou por estudar Biologia.
     Formada em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Farias Brito em 1986, com habilitação em Biologia e Ciências e em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (1988), com habilitação em Administração Escolar, Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas.
     Iniciou no Magistério Público Estadual do Governo do Estado de São Paulo como Professor III - OFA (Ocupante de Função Atividade) em 22 de agosto de 1986. Tornou-se professora efetiva, por meio de concurso público em 07 de fevereiro de 2000, quando passou a ocupar o cargo de Professor Básica II - Efetivo em Biologia.
     A trajetória da professora junto ao Ensino Municipal, de 1991 a 2002, abarcou a atuação em 6 unidades, em diferentes períodos, assim distribuídos:
- 06/03/90 a 31/21/91 na EMEF Juscelino Kubtschek de Oliveira;
- 11/02/92 a 31/01/95 na EMEF Wlademir Herzog;
- 01/02/95 a 31/01/96 na EMEF João Ribeiro de Barros;
- 01/02/96 a 04/06/97 na EMEF Artur Neiva;
- 05/06/97 a 04/02/02 na EMEF Professor Antônio D'Ávila;
- 05/02/02 a 15/04/02 na EMEF Saturnino Pereira.
     Na rede Estadual de Ensino, a professora Marielcia, lecionou Ciências e Biologia na E. E. Ruth Cabral Troncarelli - localizada no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo - até a data de seu falecimento. Durante seus 16 anos de efetivo trabalho na unidade escolar, foi responsável pela realização da feira anual da Feira de Ciências.
     A professora adorava trabalhar com jovens, por isso, seus trabalhos eram sempre visados a esse público. Mas, não deixava de cultivar sua bondade em asilos e orfanatos da região onde morava.
     Também foi responsável pela montagem de uma biblioteca no condomínio Chácara São José, na zona leste de São Paulo e pela montagem de um laboratório muito bem equipado, na escola Ruth Cabral, que lecionou parte de sua vida e onde se deu seu falecimento.
     Marielcia chegou a se noivar com Wilson Roberto Rodrigues, pai de suas duas filhas. Mas, antes de consumarem o compromisso, eles romperam e a mesma teve que criar suas filhas sozinhas, contando sempre com o apoio de sua cunhada Maria Aparecida Rodrigues e de sua sogra Leonor Rodrigues.
     No dia 16 de abril de 2002, durante uma de suas aulas, caiu quando ainda escrevia na lousa. Alguns alunos, que haviam assistido a aulas de primeiros socorros, a acudiram com ajuda do professor Roberto que lecionava a disciplina de Educação Física. Levaram-na ao Hospital Público Planalto em Itaquera, onde foi registrado às 12h 20m o óbito decorrido por um infarto do miocárdio.
     Em breve depoimento, o professor Roberto declarou emocionado:
 
"Nunca esquecerei dos cabelos encaracolados da Sra. Marielcia".
 
     A professora deixou duas filhas, Inaiara Florêncio de Morais Rodrigues e Luanna Florêncio de Morais Rodrigues. Foi enterrada no Cemitério do Carmo, na tarde de 14 de abril de 2002. Por seu velório e enterro passaram aproximadamente duas mil pessoas entre familiares, amigos, colegas de trabalho, conhecidos e alunos. Também recebeu homenagem do Padre Rosalvino, um antigo amigo.

Um comentário:

  1. Sou filha da Professora Mariélcia e fico muito feliz em ver esse blog. :)
    Ela foi uma pessoa que sempre lutou por uma boa educação, principalmente, para os menos favorecidos.

    ResponderExcluir